ANESE

Endereço: Rua Bernardo de Vasconcelos, nº. 434 - sl. 202. Realengo. Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21710-262 -

Atendimento: De Segunda a Sexta-feira Das 09:00h às 17:00h Horário de almoço: Das 12:00h às 13:00

TEL.: 21 3579-7512

TRADUTOR DO GOOGLE

Total de visualizações de página

contador

SITE DA ANESE

Assine a Petição pública pelo fim da multa da rais

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

20/10/2010 - 15h51 - Força Aérea e aviadores são homenageados em sessão conjunta


[Foto: ]
O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira (20) sessão conjunta em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Dia do Aviador, celebrados em 22 e 23 de outubro, respectivamente. Estiveram no plenário da Câmara parlamentares e autoridades militares, entre as quais o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o vice-almirante da Marinha, Walter Carrara Loureiro, e o comandante do Exército, Enzo Martins Péri.
Filho de funcionário de serviços gerais da Base Aérea de Fortaleza, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) enfatizou a importância da FAB na manutenção da soberania nacional.
- A Aeronáutica tem como missão institucional defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro e do espaço exterior para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais - explicou Arruda.
O senador destacou medidas recentes do governo Lula para a proteção do país como a criação, em 2007, do Plano Estratégico Nacional de Defesa e, em 2005, da Política Nacional da Indústria de Defesa. Segundo Inácio Arruda, apesar da importância estratégica da Aeronáutica, o setor recebeu poucos investimentos no período que classificou como "neoliberal".
Desenvolvimento
Para o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), o desenvolvimento da Aeronáutica está atrelado ao progresso tecnológico do país. Ele comparou a aviação a outras importantes descobertas.
- Falar em aviação é falar no valor da tecnologia a serviço da humanidade - afirmou.
Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) destacou o papel da FAB em missões de ajuda humanitária, como a que socorreu o Haiti após o terremoto que matou mais de 200 mil pessoas em janeiro.
- A Força Aérea contribuiu decisivamente para o início do bem-sucedido trabalho de reconstrução de um país degradado - avaliou Adelmir.
A 2ª vice-presidente do Senado, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), destacou a importância da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que é hoje a quarta maior fabricante de aviões do mundo, e lembrou a participação feminina na aviação.
- O Dia do Aviador é também o Dia da Aviadora, afinal, é marcante a participação das mulheres na epopéia da aviação desde os seus primórdios - disse Serys.
De acordo com a senadora, diversas mulheres se destacam no desenvolvimento da aviação, embora a possibilidade de ingresso na Academia da Força Aérea (AFA) seja recente, desde 1996.
A sessão - aberta ao som do Hino Nacional e concluída com o Hino do Aviador, orquestrado pela Banda da Aeronáutica da Base Aérea de Brasília - foi presidida pelo vice-presidente do Congresso Nacional, deputado Marco Maia (PT-RS). Ele lembrou que no dia 23 de outubro de 1906 Alberto Santos-Dumont sobrevoou o Campo de Bagatelle, em Paris, com o 14-Bis.
Participaram, ainda, os deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Emanuel Fernandes (PSDB-SP), Wilson Picler (PDT-PR), Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), Chico Lopes (PCdoB-CE), Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), Marcelo Ortiz (PV-SP) e os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Romero Jucá (PMDB-RR).
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

FRAUDES NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA